A Videira



por Andrew Murray
in “A VIDEIRA VERDADEIRA - Meditações para um Mês em João 15:1-6”



"Eu sou a videira verdadeira” (João 15:1).

Todas coisas terrestres são sombras das realidades celestiais - a expressão, em formas criadas e visíveis, da glória invisível de Deus. 

A Vida e a Verdade estão no Céu; na Terra temos figuras e sombras das verdades celestiais. 

Quando Jesus disse: "Eu sou a videira verdadeira”, Ele ensina-nos que todas as videiras da terra são figuras e emblemas dEle. Ele é a realidade divina, da qual elas são expressões criadas. 

Todas elas apontam para Ele, pregam-NO, revelam-NO. Se você quiser conhecer Jesus, estude a videira. Quantos olhos têm observado e admirado uma grande videira com o seu belo fruto! Venha e observe a Videira celestial até que os seus olhos se voltem de tudo mais para O admirar. 

Quantos, num clima ensolarado, se sentam e descansam sob a sombra de uma videira. Venha e permaneça sob a sombra da Videira verdadeira, e descanse nEla do calor do dia. Que regozijo incalculável há no fruto da videira! Venha, e tome, e coma do fruto celestial da Videira verdadeira, e deixe a sua alma dizer: "Sentei-me sob a Sua sombra com grande deleite, e o Seu fruto era doce ao meu paladar.”

"Eu sou a videira verdadeira” - Este é um mistério celestial. A videira terrestre pode ensinar-lhe muito sobre esta Videira do Céu. 

Muitos pontos interessantes e belos de comparação se sugerem, e nos ajudam a adquirir concepções do que Cristo significa. Mas tais pensamentos não nos ensinam a conhecer o que a Videira celestial realmente é, na sua sombra refrescante, e no seu fruto doador de vida. 

A experiência disto é parte do mistério oculto, que ninguém senão o próprio Jesus, pelo Seu Espírito Santo, pode desvelar e transmitir. “Eu sou a Videira verdadeira” - A videira é o Senhor vivo, que fala, e dá, e obra tudo que Ele tem para nós. 

Se você quer conhecer o significado e o poder desta palavra, não pense encontrá-la pelo pensamento ou estudo; estes podem ajudá-lo a mostrar o que deve receber dEle para despertar-lhe o desejo e a esperança e a oração, mas eles não podem mostrar-lhe a Videira. Somente Jesus pode revelar a Si mesmo. Ele dá o Seu Espírito Santo para abrir os olhos para vê-LO, e para abrir o coração para recebê-LO. Ele mesmo deve falar a palavra para você e para mim.

"Eu sou a videira verdadeira” - E o que devo fazer, se quiser o mistério, em toda sua beleza e benção celestiais, aberto para mim? Com o que você já sabe da parábola, curve-se e fique quieto, adore e espere, até que a Palavra divina entre no seu coração, e você sinta a Sua santa presença consigo, e em você. 


A sombra de Seu santo amor dar-lhe-á a perfeita calma e o descanso de saber que a Videira fará tudo. “Eu sou a Videira verdadeira” - Aquele que fala é Deus, em Seu infinito poder capaz de entrar em nós. Ele é o crucificado, que conseguiu uma perfeita justiça e uma vida divina para nós através da Sua morte. Ele é o glorificado, que do trono dá Seu Espírito para fazer a Sua presença real e verdadeira. 


Ele fala - oh, prestem atenção, não somente às Suas palavras, mas também a Ele mesmo, como Ele sussurra secretamente dia a dia: "Eu sou a Videira verdadeira!". Tudo que a Videira pode ser para o seu ramo, "Eu serei para ti". Santo Senhor Jesus, a Videira celestial da própria plantação de Deus, eu Te suplico, revela-te a Ti mesmo à minha alma. Permite que o Espírito Santo, não somente em pensamento, mas em experiência, me faça saber totalmente que Tu, oh Filho de Deus, és para mim a Videira verdadeira.


Veja também

Comentários

Postagens mais visitadas