Meninas Mulheres



Dani Marques

As meninas desde muito cedo mostram que nasceram para serem mulheres! São visivelmente apaixonadas por brincos, esmaltes, batons, roupas e acessórios. A minha filha de 5 anos, por exemplo, é louca por sapatos. Se eu fosse na onda dela, teria que comprar um por semana! Além disso, adora colocar os meus vestidos, saltos, fazer um penteado e brincar de mamãe ou princesa. E ninguém pode dizer que puxou a mãe. Quem me conhece sabe. Gosto de me arrumar para sair, mas no dia-a-dia, prefiro jeans e chinelinho. Maquiagem e unhas feitas, só em ocasiões muito especiais!

As meninas de hoje estão se tornando mulheres muito cedo e isso não é nada bom... Temo pela minha filha. Pensando em uma ou duas gerações atrás, com 12 anos, as meninas ainda brincavam de boneca. O período de menarca (primeira mestruação) inciava-se por volta dos 11 ou 12 anos e sabe-se que hoje, muitas meninas já menstruam aos 9 e com 10 já estão pensando em namorar. Sem contar aquelas que com essa idade já tiveram sua primeira relação sexual!

Quando a boneca Barbie foi lançada, o público alvo eram as meninas de 6 anos pra cima. Hoje em dia, as meninas de 2 ou 3 anos já brincam com as famosas bonecas com corpo de adulta. O foco da brincadeira é trocar de roupas, acessórios e sapatos. Quanto mais bonita e "transada" for a roupa, melhor!

As princesas encantadas também cercam o mundo das nossas menininhas, desde chupetas até lençóis e mochilas. Os filmes contam histórias de lindas moças que após enfrentarem um período difícil, tornam-se princesas, com vestidos exuberantes, jóias e coroas, e logo encontram o seu príncipe encantado, que lhes dará o primeiro beijo. Algo parecido acontece com os filmes da Barbie e tantos outros. Sem falar nos desenhos monstruosos que circulam livremente pelo sbt, globo, cartoon e etc.

Outra coisa que invade os nossos lares, são as músicas com letras que remetem a sensualidade e sexualidade. Já vi pequenas garotas dançando sensualmente e cantando essas músicas, estimuladas por seus pais, como se fosse a coisa mais natural do mundo! Natural pra mim é uma criança cantar música de criança! Estimular uma pequena menina a rebolar e se insinuar não é bonitinho, é perigoso!

Há um tempo atrás, uma mãe me contou que costumava brincar com sua filha dizendo: "Meu vestido é muito mais bonito que o seu!", "A minha coroa é muito mais brilhante!", "Olha como eu desfilo melhor!", "Veja como é lindo o meu batom". E a menininha desesperada tentava competir com a mãe... Será que já não é suficiente as influências que temos no mundo? Pais estimulando suas filhas a se preocuparem com a beleza nos primeiros anos de vida? Anos estes que serão responsáveis pela formação do caráter?

Olhamos ao redor e não vemos saída! Nossas filhas nascem e já são oprimidas pelas vozes do mundo: "Seja bonita! Vista-se bem! Você precisa ser atraente! Seu valor está na beleza exterior! Você só terá valor se estiver bem arrumada, com roupas e sapatos de marca! Não saia de casa com o cabelo mal feito e as unhas por fazer! Chame atenção! Seja sensual! Mostre seu corpo! Compre, compre e compre!"

As revistas dizem isso, os programas de televisão, os desenhos animados, as músicas, os filmes, os amiguinhos da escola e inclusive os brinquedos! O que fazer no meio de toda essa opressão? Devemos tirá-las do mundo? Ou quem sabe levá-las para um colégio de freiras?

"Não rogo que os tires do mundo, mas que os proteja do maligno!" Jo 17:15

Jesus nos ensina através desta oração, momento em que conversa com Deus, que não precisamos sair deste mundo. Não precisamos viver como monges enclausurados longe de tudo aquilo que não é santo. A única coisa que temos que fazer, é rogar a Deus que proteja nossas menininhas das influências malignas e... cumprir com o nosso papel de pai e mãe! Precisamos ser mais influentes que o mundo!

O mundo diz: Seja bonita!
 Eu digo: Filha, a sua beleza interior vale muito mais do que a exterior!

O mundo diz: Vista-se bem!
 Eu digo: Filha, coloque uma roupa que agrade a você, não aos outros. O que está por fora é apenas uma casca, se preocupe com o seu caráter!

O mundo diz: Você precisa ser atraente!
 Eu digo: Não filha, você não precisa atrair as pessoas pela sua beleza, mas sim pela sua gentileza, bondade, amor e honestidade!

O mundo diz: Seu valor está na beleza exterior! 
Eu digo: O seu valor está na beleza interior! Suas atitudes dizem quem você é, e não os seus sapatos, cabelos e roupas!

O mundo diz: Compre, compre, compre!
 Eu digo: Filhinha, Jesus, Aquele que te criou e te formou, um dia veio na terra em forma de homem e nos ensinou:
"Porque vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo...., não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?" Mt 6:28-30

O mundo diz: Você só terá valor se estiver bem arrumada, com roupas e sapatos de marca!
 Eu digo: Filha, se a sua intenção ao comprar uma roupa de marca for a de que ela dure mais tempo, e não para chamar atenção ou mostrar aos outros o seu poder aquisitivo, eu entenderei. Marca? Moda? Isso tudo é vaidade...

"Pois tudo que há no mundo, a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens, não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre!" I Jo 2:16,17

O mundo diz:  Não saia de casa com os cabelos mal feitos e as unhas por fazer!
Eu digo: Filha, não saia de casa sem antes pedir a Deus que te encha de sabedoria, bondade, discernimento, mansidão e domínio próprio!

O mundo diz: Chame atenção, seja sensual, mostre o seu corpo!

Aqui cito uma frase que ouvi outro dia: "Se você quer encontrar um homem bom, que te ame, te respeite, seja honesto, trabalhador e que ame a Deus acima de todas as coisas, haja como tal! Se você se portar como uma "vadia", atrairá um "cafajeste"!

Não é errado uma menininha ser fascinada por batons, vestidos, saltos e maquiagens. Isso é natural. O que não é normal, é que elas sejam estimuladas a isso pela sua maior fonte de aprendizado, os pais! Estimule a sua filha a ser criança! Façam piquenique juntos, brinquem de pega-pega, de boneca, bambolê, amarelinha, bicicleta, esconde-esconde. Deixe sua filha se sujar com tinta e se divertir com massinha, pois quando crescer, passará o resto dos dias se portando como uma mulher.

Se ela quiser usar os seus saltos, brincos e maquiagens, deixe! Brinque com ela também. Mas não a estimule! Aliás, leia este link sobre o perigo do uso de salto para crianças. Se ela te ver passando batom e também quiser, passe um pouquinho, mas não a estimule a usar todos os dias ou sempre que sair de casa. Se ela observar a mamãe pintando a unha e também quiser, pinte uma vez ou outra e explique que crianças não precisam estar sempre de unhas feitas (nem os adultos precisam!). Aliás, se você tem costume de passar esmalte na sua filha frequentemente, tome o cuidado de observar se são apropriados para crianças, a base de água, atóxicos e inodoros.

Além disso, observe que tipo de roupa ela tem usado. São roupas sensuais, que marcam o corpo, ou mostram a barriga? Que músicas ela tem escutado? Que tipo de filmes e programas tem assistido? Com que amiguinhos tem andado? Ontem mesmo estava observando minha filha brincando com as amiguinhas do prédio, quando de repente chegaram dois meninos, que deveriam ter entre 9 e 10 anos. Eles foram se aproximando e perguntaram a elas: "Vocês assistem MTV pornô? Tem um monte de mulher gostosa e pelada!" Meu queixo caiu! Tirei a Raquel dali imediatamente (e disfarçadamente). Imagine se não eu estivesse por perto? O que mais ela teria escutado? Um dia ela vai saber dessas coisas, eu sei, e neste momento estarei pronta para instruí-la, mas enquanto não for o momento, a protegerei!

Sua filha é um tesouro que foi colocado por Deus nas suas mãos. É sua maior riqueza e preciosidade! Um dia ela vai deixar de ser menina e se tornar uma mulher, mas que isso aconteça naturalmente. Não seja você o responsável por adiantar esta fase. E quando o momento chegar, que você sinta orgulho dela, não somente por ser uma linda mulher, mas sim por saber que a sua voz prevaleceu sobre as vozes do mundo!

Veja também

Comentários

Postagens mais visitadas