Como entender a onipresença de Deus?
por J.C. Ryle
Quantas coisas há a respeito de Deus, que possivelmente nunca chegaremos a entender, e contudo temos de crer nelas, a não que sejamos tão estúpidos que nos tornemos ateus!
Quem pode explicar a eternidade de Deus, o infinito poder e sabedoria de Deus, ou os atos de Deus na criação e na providência?
Quem pode compreender um Ser que é Espírito, sem um corpo, sem partes, nem paixões?
Como pode uma criatura constituída de matéria, que pode estar apenas em um lugar de cada vez, conceber a idéia de um Ser imaterial, que existe antes da criação, que do nada formou este mundo através da Sua palavra — e que consegue estar em todo lugar e ver tudo ao mesmo tempo!
Numa palavra, onde encontramos um só dos atributos de Deus, que o homem mortal pode compreender por completo?
Como se pode considerar, então, bom senso ou sabedoria, a recusa em crer na doutrina do Deus presente em todos os lugares, meramente porque nossa mente não consegue conceber esse fato?
O livro de Jó o diz muito bem:
“Porventura, desvendarás os arcanos [mistérios] de Deus ou penetrarás até à perfeição do Todo- Poderoso? Como as alturas dos céus é a sua sabedoria; que poderás fazer? Mais profunda é ela do que o abismo; que poderás saber?” (Jó 11.7,8).
Que nossos pensamentos a respeito de Deus sejam elevados e honrosos; com Ele temos de tratar enquanto estivermos vivos, e diante do Seu tribunal haveremos de nos apresentar quando morrermos.
Esforcemo-nos para que seja correta a nossa concepção do Seu poder, Sua sabedoria, Sua eternidade, Sua santidade, Seu perfeito conhecimento, Sua presença em todo lugar.
-------------------------------------------------------------------------------------
FONTE: trecho do tratado A Presença Real e Verdadeira O Que Significa Isso?
tradução : Helio Kirchheim
tradução : Helio Kirchheim
Retirado do blog Bispo J.C. Ryle
Comentários
Postar um comentário