Devocional 01/09/12 - Nova vida



1º de setembro 


Nova vida 

LEITURA BÍBLICA 
Lucas 3.1-3;10-14 

Jesus começou a pregar: Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo (Mt 4.17). 

Utilizando a palavra “arrependimento”, João Batista apelava para uma mudança de vida: a transformação de hábitos, atitudes e uma alteração de rumo. Jesus também pregou a necessidade do arrependimento (veja o versículo em destaque) e do novo nascimento (Jo 3.3), que hoje chamamos de “conversão”. Esta ocorre quando uma pessoa se torna consciente de seus pecados e se volta para Deus, desejando abandoná-los; opta por uma nova direção na vida. É sair do caminho largo e espaçoso que conduz à morte eterna, longe de Deus, e ingressar pelo caminho estreito que resulta em vida eterna na presença do Senhor (Mt 7.13-14). 

O que realmente muda com essa experiência? Nem sempre as pessoas entendiam e por isso perguntaram a João Batista: "O que devemos fazer?" Ele respondeu que deveriam repartir com os necessitados o que tinham. O arrependimento sincero implica mudança social - não seja mais egocêntrico! O amor genuíno é fruto do arrependimento e demonstra claramente que ocorreu uma mudança de vida. 

Outros também queriam saber como agir depois da mais importante decisão de suas vidas. Entre o povo de Israel havia uma classe de pessoas que prestavam serviço para o governo romano, os publicanos ou cobradores de impostos. Eles eram desprezados pelos judeus porque trabalhavam para o governo que os oprimia (eram traidores) e também porque eram corruptos. A estes João recomendou que pautassem a sua vida pelos princípios da honestidade. Aos soldados, João disse que não deveriam abusar de seu poder, maltratando as pessoas, e também que se contentassem com seu salário. Interessante que ele não recomendou mudarem de profissão, mas de atitudes, demonstrando por meio delas o seu arrependimento. 

E você, já passou por esta experiência? O que mudou em sua vida? Volte para Deus e demonstre por meio de suas atitudes que ele mudou sua vida! - HM 

Arrependimento significa mudança de vida – visível e perceptível para os outros.

Veja também

Comentários

Postagens mais visitadas