Devocional 27/07/12 - Reconstrução


27 de julho 


Reconstrução 

LEITURA BÍBLICA 
Neemias 1.1-11 

[Neemias disse ao rei:] Se for do agrado do rei e se o seu servo puder contar com a sua benevolência, que ele me deixe ir à cidade onde meus pais estão enterrados, em Judá, para que eu possa reconstruí-la (Ne 2.5). 

Colocar a vida no rumo certo nem sempre é fácil. Muitos se perdem tentando encontrar um caminho. Alguns aplicam seus próprios planos, ideias ou percepções. Quando suas tentativas não dão certo, as pessoas que estão ao seu redor podem também ser atingidas. Muitos sofrem até entender que Deus é o único que pode restaurar vidas. 

O Senhor convocou Neemias para o trabalho de reconstrução dos muros de Jerusalém. A “cidade da paz” precisava retornar à vida, e esta era uma tarefa que deveria ser feita por um homem simples por ser do povo, mas especial por ter um coração disposto a obedecer ao Senhor. 

Assim como Moisés no Egito, Neemias ocupava uma posição privilegiada na corte persa – como copeiro do rei, tinha acesso constante a ele. Mas tal conforto e segurança não o impediram de chorar por sua terra, que muito sofreu com a destruição causada pelo exército de Nabucodonosor. Neemias, triste e abatido, lamentou-se por muitos dias, buscando a Deus em oração. 

Perceba que ele não apenas chorou, também agiu. Entendeu que Deus o havia convocado para um trabalho excelente em meio ao caos. Partir para Jerusalém era colocar-se no centro da crise, deixando seu emprego estável para atuar na difícil tarefa de reconstruir as fortalezas da cidade. Por que alguém em sã consciência faria isso? Porque compreendeu a sua tarefa: reerguer! Neemias clamou a Deus pedindo que o rei da Pérsia lhe desse ouvido. Deus atendeu ao seu pedido e ele pôde realizar sua tarefa. 

Hoje Deus quer reconstruir não uma cidade, mas a vida de muitas pessoas. Para isso, convoca seus filhos para participar de sua obra anunciando o único caminho para a vida eterna, Jesus, e conduzindo muitos para seu Reino de Paz. - CM 

Procuram-se restauradores de vidas; contato para formação e contratação: Deus. 

Veja também

Comentários

Postagens mais visitadas