Jetro e cada um de nós

O nome Jetro significa ‘superioridade'. Olhando pelo aspecto de liderança, ele possuía uma visão superior - estava numa posição de maior visibilidade. Jetro, sacerdote de Midiã (Ex 18.1), é o pai da descentralização administrativa. Ele observou como Moisés concentrava a sua liderança.
Jetro e Moisés imagem  Bible Pictures
"No dia seguinte, assentou-se Moisés para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até ao pôr do sol. Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto que fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até ao pôr do sol? Respondeu Moisés ao seu sogro: Porque o povo me vem a mim para consultar a Deus; quando alguma questão, vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis. O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes" (Ex 18.13-17 - o texto completo é todo o capítulo).

Ele percebeu Moisés pesado, atordoado e tenso diante de tanta gente para julgar. Como líderes, temos a tendência de concentrar e controlar as coisas. Somos, muitas vezes, egocêntricos e não damos oportunidade a outros para crescerem emocional e espiritualmente. A relação entre Moisés e Jetro era uma relação além de genro e sogro. Era uma relação orientada por Deus para o bem de Moisés e o povo da promessa, o povo chamado. O Senhor sempre usa pessoas das mais diversas matizes para cumprir o Seu propósito. Os princípios administrativos de Jetro continuam até hoje. Moisés entendeu o conselho e o colocou em prática.

Jetro era um homem que temia Yaweh. Conhecia o caráter de Moisés. Ele se colocou numa posição de ajuda. Foi um consultor competente. Estava atento às coisas que aconteciam à sua volta. Era detentor de um olhar clinico. Sensível às necessidades do outro. Simpático e empático estava comprometido com a excelência do líder. Via a liderança como multiplicadora de líderes. Ele entendia de gestão. Suas qualidades eram bem definidas. Homem firme em suas convicções, personalidade madura e uma capacidade de entender as dificuldades do próximo. Disponível para servir. Um homem proativo, isto é, de iniciativa.

Moisés, por outro lado, estava absorto no atendimento ao povo. Ele não estava vendo além do povo que liderava. O foco do líder cristão deve ser sempre o Senhor. Não podemos tirar os olhos dEle porque fracassaremos. Somos chamados à liderança responsável que é caracterizada pelo treinamento e acompanhamento daqueles que lideramos. Jetro é o nosso modelo de servo que serve com amor àqueles que estão em dificuldade. Ele entendia o que é levar a carga do outro. Paulo nos faz caminhar nesta posição (Gl 6.2). O líder precisa treinar outros a partir da dependência do Senhor e de um caráter íntegro. Ele amadurece quando treina outros.

Jesus é a ponte entre Jetro e nós. Ele escolheu doze homens, treinou-os e deu-lhes uma missão (Mt 28.18-20). Ele era o Servo-Sofredor que veio para servir e dar a Sua vida por nós (Mt 20.28). O líder cristão autêntico tem as características de Moisés, Jetro e Jesus. Moisés porque era um homem trabalhador e obedeceu, colocando os ensinos de Jetro em pratica; Jetro porque entrou para ajudar no momento certo e Jesus porque veio para servir. Na verdade, a síntese dos três é o serviço abnegado.

Como líderes, devemos estar sempre dispostos a ouvir conselhos dos mais experientes. Trabalharmos com espírito de servo. Submeter-nos Àquele que pode todas as coisas. Moisés estava trabalhando errado, mas Deus levantou Jetro para fazê-lo trabalhar certo. Podemos errar, mas não devemos permanecer no erro.

Certamente aprendemos com os erros durante a nossa caminhada com o Senhor. Os erros revelam a nossa fragilidade, a nossa vulnerabilidade e, ao mesmo tempo, nos leva à dependência do Pai. Jetro é um exemplo para todos nós - exemplo de amor, sensibilidade, disposição para servir e proatividade. Sejamos assim para a Glória do Pai.

Fonte: Instituto Jetro via Sou da Promessa compartilhado no PCamaral


Veja também

Comentários

Postagens mais visitadas