Sobre o Alcance do Pecado


por J.C. Ryle

Não devemos cometer nenhum equivoco sobre isso: a unica base segura para nosso entendimento é o que a Bíblia ensina."Toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente."(Genesis 6:5), "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso" (Jeremias 17:9). O pecado é uma enfermidade que invade todas as faculdades de nossa mente: o entendimento, os afetos, os poderes de raciocínio e a vontade, todos estão infectados. Inclusive a consciência está cega de tal forma que não é possível confiar nela como um guia seguro para o reto comportamento, a menos que seja iluminada pelo Espírito Santo.

Tudo isso pode ficar oculto por uma aparência exterior de cortesia. É verdade que muitos seres humanos possuem algumas nobres faculdades e mostram uma imensa capacidade para alcançar a excelência nas artes, na ciência e na literatura. Porem, é um fato de que nas coisas espirituais estamos 'mortos'. Naturalmente não temos temor nem amor de Deus em nossos corações. O melhor em nós está tão misturado com a corrupção, que o contraste unicamente serve para demonstrar o alcance do pecado em nós.

O poder do pecado é tal que, até mesmo depois de ter experimentado a conversão pela obra do Espírito Santo em nossas vidas, sentimos ainda sua força. Nunca nos desfizemos das raízes do pecado em nós. Quanto aos crentes, podemos estar certos é que o pecado está debilitado e contido pela graça de Deus em nós. Porem, temos que diariamente pelejar a batalha entre os desejos da carne e do espirtito, e isso é um testemunho do enorme poder e da vitalidade do pecado.

Não conheço nenhuma prova mais sólida da narração bíblica da origem da humanidade, do que essa universalidade do pecado. Se aceitamos que todos os homens descenderam de um casal, e que esse casal se rebelou contra Deus, então o estado de nossa natureza humana é facilmente explicado. Se negarmos a história do Gênesis, como alguns o fazem, então é difícil explicarmos o surpreendente alcance e poder do pecado hoje em dia.

Feliz é o crente que entende o fato do pecado, e que pode dizer "graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Coríntios 15:57), sem jamais esquecer que tem que vigiar e orar para não cair em tentação.

--------------------------------------------------------
Retirado do blog Bispo J.C. Ryle

Os nossos leitores gostaram igualmente de

Comentários

Postagens mais visitadas