"Você" É Um Conceito Muito Vago


No filme Hitch – Conselheiro Amoroso, há uma cena onde o personagem de Will Smith está dando sugestões a outro personagem sobre como ele deveria se vestir para um encontro. O outro personagem diz: “Eu só não tenho certeza se esses sapatos são eu.” Smith olha pra ele e diz: “Nesse momento, você é um conceito muito vago.” O mesmo deveria ser verdadeiro para cada um de nós. Nos prender ao status estático de “eu” é limitar a nós mesmos ao nosso dano.
“Eu sou assim.” Todos nós ouvimos pessoas dizerem e nós mesmos também já dissemos. É aquela explicação ubíqua (lê-se: desculpa) para alguma ação ou atitude que não agrada muito outra pessoa. Algumas vezes é gosto para roupas, como os sapatos da cena no Hitch. Pode ser a forma como falamos (alto, rápido, com sotaque, etc.). Mais frequentemente, contudo, é algo teimoso, ofensivo, egoísta. E nós nos escondemos atrás do “Eu sou assim.”
“Eu sou assim.” “Eu não sou assim.” Isso é muito arrogante. Isso sugere um fatalismo sem fé. Frases como essas assumem certa conquista  e superioridade no status do “eu” e “eu sou”. Somente Deus pode legitimamente ser descrito como “EU SOU”. O resto de nós está se tornando.
Nunca devemos estar satisfeitos ou limitados por quem nós somos. Nunca devemos ser os mesmos por muito tempo. Sim, Deus nos deu tendências e personalidades através de nosso código genético e de nossa educação familiar e cultural. Mas Deus também nos dá a graça de, ou desenvolver a personalidade e a educação em direções positivas, ou vencê-las. “Quem eu sou” é muito menos relevante e significativo do que quem estou me tornando.
Se você é uma pessoa que se esconde atrás do manto do “eu”, você está escolhendo conflito, desapontamento e frustração. Você está arriscando se isolar daqueles à sua volta enquanto finca sua bandeira em um lugar e eles prosseguem. Você será um obstáculo imóvel no caminho delas enquanto elas viajam no caminho de quem elas estão se tornando.
Que “você” seja um conceito vago nas mãos de Deus. Tenha a humildade de reconhecer as mudanças necessárias e estimar contribuições de fora. Sim, Deus lhe deu tendências e uma personalidade. Mas Deus é EU SOU. Você está se tornando.
 Por: Barnabas Piper @ Barnabas’s Blog | www.barnabaspiper.com
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Os nossos leitores gostaram igualmente de

Comentários

Postagens mais visitadas