Devocional 07/08/12 - Pão



7 de agosto 

Pão 

LEITURA BÍBLICA 
João 6.35 

O pão de Deus é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo (Jo 6.33). 

Os israelitas faziam apenas duas refeições (o desjejum e a janta) e em ambas comiam pão – na refeição da noite, este era usado para retirar o alimento de uma vasilha comum. Praticamente todos os dias as mulheres tinham de fazer pão, e havia fornos comunitários para assá-los. O pão era o alimento básico daquele povo, como para muitas pessoas ainda hoje - há aqueles que todos os dias vão comprar pão quentinho na padaria. 

No texto de hoje, Jesus declara que é o pão da vida. Pouco antes, ele tinha multiplicado pães e peixes e alimentado mais de cinco mil pessoas. Como seria bom ter pão de graça todo dia – e foi isso que as pessoas pediram no v 34, repetindo a atitude da samaritana, que não queria mais buscar água todo dia no poço (Jo 4.15). Mas o pão do qual Jesus estava falando é diferente – não fica duro, mofado ou envelhecido. Não é perecível ou mesmo material: não é “algo”, mas uma pessoa – Cristo. Ele é o alimento espiritual que sacia as necessidades espirituais. 

Será que as pessoas queriam realmente ter o pão sobrenatural ou estavam apenas preocupadas com suas necessidades físicas e materiais? 

A pergunta também vale para nós, hoje. 

É interessante observar que Jesus se identifica com o pão e a água, elementos vitais para nossa sobrevivência física. Ele oferece o básico. Da mesma forma, muitos não percebem que sua necessidade espiritual de Cristo é tão básica e imprescindível– sem ele não há como viver verdadeiramente. Podemos estar saudáveis fisicamente, mas “passando fome” espiritualmente. 

Esta pode ser sua situação, e sua fome somente será satisfeita em Jesus. Para isso, você precisa pedir perdão a Deus por seus erros e confiar totalmente em Cristo, entregando a ele sua vida. Fazendo isso, você ainda terá de consumir alimentos, mas não terá mais fome espiritual, satisfeita para sempre por meio de um novo e vivo relacionamento com Deus. - VWR

”Befriedigen” (alemão), significa “satisfazer” e “pacificar”. É o que Jesus nos oferece. 

Veja também

Comentários

Postagens mais visitadas