O Buraco da Agulha



por Kenneth S. Wuest
Jóias do Novo Testamento Grego

O jovem rico amava tanto as suas riquezas que elas lhe serviram de impedimento para aceitar a vida eterna oferecida pelo Filho de Deus. 

Ao falar sobre a impossibilidade desse tipo de pessoas entrarem no reino de Deus, Jesus empregou a ilustração que é a impossibilidade de um camelo passar pelo buraco de uma agulha. 

Alguns tem imaginado que o buraco da agulha referido fosse uma portinhola, no muro de Jerusalém, através do qual pudesse finalmente passar um camelo, depois de muitos puxões e empurrões.

O grego de Mateus 19:24 e de Marcos 10:25 fala de uma agulha usada com linha, enquanto que o de Lucas 18:25 usa o termo médico que indicava uma agulha usada nas operações cirúrgicas. 

E evidente que ali não é considerada nenhuma portinhola, mas sim, o pequeno buraco de uma agulha de costura. 

Provavelmente era um provérbio comum para ilustrar cosias impossíveis. 

O Talmude fala por duas vezes de um elefante para o qual é impossível passar pelo buraco de uma agulha. 

Por conseguinte, quem quer que ame as riquezas, a ponto de isso impedi-lo de confiar em Jesus Cristo como Salvador, está impossibilitado de ser salvo.

Em resposta à pergunta feita pelos discípulos: "Então quem pode ser salvo?", Jesus respondeu:"Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus" (Lucas 18:27). 

Nessa frase, as palavras "dos" e "para" são uma só no original, cujo sentido literal é "ao lado". 

Tome-se o lado do homem, na questão das riquezas, e torna-se impossível a salvação. Porém, tome-se o lado de Deus sobre a questão e a impossibilidade anterior se transforma em possibilidade.

Veja também

Comentários

Postagens mais visitadas