NÃO DESISTIR: RESISTÊNCIA E COERÊNCIA

“Dn 1:4 – Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunuco que lhe permitisse não contaminar-se.”
por Carlos Jorge Saldanha

Geralmente somos afetados pela cultura em que vivemos. Para a grande maioria é muito mais fácil desistir e se entregar ao contexto cultural, porque tem uma forte necessidade de se sentir parte de alguma coisa. Agindo assim abre mão de princípios que norteiam o ser humano para sua boa convivência com outros indivíduos, tanto dentro como fora da igreja. Se o profeta Daniel pudesse dar alguma sugestão aos cristãos dos nossos dias, com certeza um deles era para que eles não se renderem e serem consistentes. Daniel era um jovem consistente e comprometido com Deus e seu projeto de vida para ele. Daniel disse ao chefe dos eunucos que não provaria as iguarias do Rei (1:8). Daniel era um jovem determinado. Ele estava disposto a não abrir mão do que Deus havia lhe dado. Não trocaria a benção de Deus por nada, por nenhum um prazer, por melhor que fosse, ainda que por apenas algum momentos.

A característica comum dos que têm sucesso diante dos desafios da vida é este elemento chamado consistência. Personagens bíblicos devem nos servir de inspiração: José, mesmo no calabouço egípcio, não se rendeu. Paulo em uma prisão em Filipos, não se rendeu. Daniel no cativeiro babilônico não se rendeu. E Deus não esqueceu nenhum deles.

É tão comum sucumbir diante dos apelos e pressões de uma cultura, que somos tentados a perguntar onde é que Deus está. A resposta, porém é a mesma: Ele estava com Daniel e está conosco. Deus sempre agirá quando houver necessidade de sua intervenção.

Daniel estabeleceu um padrão de vida pelo qual estava determinado a viver. Quando nós estabelecermos padrões como Daniel, Deus coloca-se ao nosso lado. Daniel tinha proposto no seu coração, tinha feito a sua escolha, definido suas prioridades, o que era ou não importante de verdade.

É uma pena que muitos na igreja estejam dispostos a abraçar as iguarias desta cultura, ainda que por um momento e se contaminar com elas. Preferem negar o que representam para este mundo.

Provérbios 16:7 diz que “sendo o caminho do homem agradável ao Senhor, este reconcilia com eles os seus inimigos”. Não devemos temer os que nos acusam, o Senhor fará o que for da Sua vontade. Qual a mensagem, então? Vivamos de maneira que o Senhor se agrade e trabalhe no que nos rodeia. Não basta apenas resistir às iguarias, mas ser coerente. Já que começamos bem, vamos terminar bem.

Este era o espírito de Daniel. Ele propôs em seu coração. Ele não alguém tentando provar algo para um bando de religioso, gente cheia de autorretidão. Ele não tinha desejo de se mostrar, de ser apreciado. Sua vida não era um show. O que estava em evidência era o seu coração.

Ninguém precisa ser rude para resistir aos apelos desta cultura, do que tenta nos tirar do nosso foco, do que tenta nos fazer abandonar o padrão. A Bíblia nos ensina que a resposta branda desvia o furor.

Daniel nos ensina a não nos entregarmos, a ser resistentes, bem como nos desafia a ser coerentes.


Os nossos leitores gostaram igualmente de

Comentários

Postagens mais visitadas