O Papel dos Avós na Criação das Crianças, Um Olhar Clínico


por Reinaldo de Paula

A cada dia que passa, torna-se mais complicado contratar alguém para tomar conta das crianças, uma babá por exemplo.

A onda de perigo está alta. Pessoas violentas e desestruturadas emocionalmente e psiquicamente, estão se candidatando para cuidar de nossas crianças.

Muitos pais, percebendo esse perigo, valem-se dos avôs, ou seja, de seus próprios pais para desempenharem tal função.

Em 2020 os avós representarão 40% da população (17 milhões) e em 2040 serão 21,5 milhões (segundo pesquisas).

Outra situação real e corriqueira é que alguns, por carregarem suas dificuldades interiores como ansiedade, carência etc., acabam queimando etapas de suas vidas e de repente encontram-se em tenra idade e com filhos para cuidar, vendo a grande problemática em que se meteram, correm e pedem socorro para seus pais.

Daí a intervenção dos avós que, cheios de boa intenção, pensando estar contribuindo para uma boa formação de seus netos e no geral desencadeiam atitudes de mimo e super-proteção que deixam marcas e uma má formação na personalidade da criança que em contrapartida torna-se um adulto cheio de dificuldades, sejam elas de ordem emocional, psíquica etc.

Infelizmente, vemos numerosas histórias iguais ou muito parecidas onde muitas crianças problemáticas, rebeldes e desinteressadas pelos estudos, sem postura alguma para aprender, para viver uma vida escolar plena, crianças perdidas dentro de si mesmas, onde suas escalas de valores estão totalmente invertidas, a um passo da marginalidade.

O costume de pedir à mãe para ficar com o bebê ou as crianças menores enquanto vai ao centro, está vivo até nos dias de hoje.

É certo que a necessidade existe, mas muitas necessidades transformam-se em hábitos.

Os avós também precisam de descanso, mas infelizmente muitos filhos e filhas não percebem que a privacidade ensinada por seus avós, funcionam também para seus pais e passam a semana entregando seus filhos a eles e nos finais de semana estão todos novamente na casa de seus pais.

Alguns avós até gostam, no entanto com o passar do tempo, sentem-se cansados e sem condições para continuarem a cuidar de seus netos.

Muitas famílias desestruturadas vivem em torno de seus patriarcas e matriarcas e vivem dependentes não somente no aspecto emocional, mas também também financeiro.

As relações também são desordenadas e é muito fácil ver os netos chamarem seus avós de “Pai” e “Mãe” e não somente isso, mas vivenciando toda uma relação, um vínculo afetivo paternal.

Na cabeça de uma criança, o relacionamento em que se misturam as funções de pais e avós pode desencadear uma confusão muito grande com consequências marcantes para toda sua vida.

As novas famílias, os novos padrões, os novos modelos familiares são reais e complexos e quanto mais complexos, mais surgem dificuldades por parte das crianças no que diz respeito à divisão mental dos papéis familiares, isso interfere diretamente na aprendizagem, na aquisição de novos valores.

O fato é que quanto mais simples as relações, as divisões de tarefas, de responsabilidades parentais mais probabilidade de saúde emocional, psíquica, equilíbrio da autonomia pessoal.

Os nossos leitores gostaram igualmente de

Comentários

Postagens mais visitadas